sexta-feira, 13 de março de 2020

EVANGELHO DE MARCOS 12,28-34 - COM ESTER E DIMAS


Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.

Marcos 12:28-34



COMENTÁRIO

20 03 2020 Bom dia amigos e amigas, Paz e Bem!
​​ Hoje é sexta feira, 20 de março e o Evangelho que vamos meditar é Marcos cap 12, versículos 28 a 34, e ele fala sobre a beleza do amor.
Os encontros de Jesus com os doutores da lei eram frequentes e desta vez eles queriam que Ele afirmasse qual mandamento seria o maior.
​ Sua resposta é extremamente inteligente, como não poderia deixar de ser e responde que seriam 2 ao invés de 1: Amar a Deus acima de todas as coisas e Amar ao próximo. Amamos o próximo por causa do nosso amor a Deus.
Amar a Deus é o 1º. onde se manifesta nossa decisão de alma, e amar ao próximo é o 1º. onde se manifesta a nossa decisão prática. Onde se manifesta o amor de Deus, fazemos aquilo que é a vontade de Deus.
O Amor de Deus se manifesta em sua maior obra de amor: nós, cada um de nós. Não amarmos sua obra, significa não amá-Lo!
Aquele homem que fez a pergunta, se no início ele queria provocar Jesus, naquele instante recebe a graça de Deus e Jesus comprova isso fazendo a observação ao final: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E as pessoas não faziam mais perguntas a Ele porque sentiam que as respostas Dele podiam levá-las a enxergar suas falhas.
Deus ama a todos, e nós O amando, temos que amar ao próximo como modo de retribuir Seu amor a nós. Esse mandamento é perfeito e é o caminho da felicidade, uma escolha de vida. Essa decisão por Deus nos leva à experiência de comunhão uns com os outros.

Continuando nessa Quaresma, nossos momentos de reflexão das sextas feiras, podemos refletir: - Será que acreditamos que amar dá certo?

- Amar é um caminho justo? ​​ - Esse amor a Deus e ao próximo é a estrada que nos leva à Salvação?

Precisamos acreditar!

Se já temos essa experiência de vida, continuemos e peçamos que Deus nos abençoe.

Se não temos, devemos entrar nessa experiência de vida no Amor porque isso é o Reino de Deus.

O nosso amor a Deus deve ser com sentimento profundo do coração, nas nossas ações do dia a dia, na prática da verdade.



​ Que Nosso Senhor nos ajude a cumprir essa Palavra de hoje meditando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário