segunda-feira, 2 de março de 2020

EVANGELHO DE JOÃO 8,21-30 - COM PAULINHO E MAFALDA


                           
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir.
Diziam, pois, os judeus: Porventura quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vir?
E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.
Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.
Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai.
Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.
E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.

João 8:21-30

COMENTÁRIO

Bom dia, irmãos e irmãs do Evangelho do dia. Hoje, terça feira, 31 de março, o Evangelho para nossa reflexão é de Joao 8,21-30, onde nos deparamos com um diálogo entre Jesus e os fariseus, gerando mais um conflito entre eles, pois não entendiam o que Jesus queria dizer com as palavras: “Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo,eu não sou deste mundo”. Eles porém, continuavam não acreditando que Jesus era o filho de Deus e perguntam: "Quem és tu então?"

Jesus declara sua origem divina que é rejeitada pelos fariseus, que não aceitaram a sua mensagem de amor, de vida, e não buscaram as coisas do alto, que é fazer o que era agradável ao Pai. Não abriam mão do acúmulo de riquezas, do poder, de marginalizar e oprimir o povo, e escolhendo as coisas de baixo, deste mundo, morreriam no pecado, como disse Jesus "...morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado."

Não admitiam que Jesus era o Filho de Deus, ou talvez, não queriam admitir. Na verdade, todos os líderes judaicos sentiam além de ódio, uma grande inveja de Jesus. Nós que procuramos seguir a Cristo, também podemos ser odiados, perseguidos, maltratados, pois o cristão autêntico não tem medo de denunciar tudo aquilo que causa injustiça, que com certeza vai gerar violência e infelicidade. O cristão que assim age, nem sempre está rodeado de amigos, mas nem por isso vai abandonar o seu profetismo que é anunciar a verdade e denunciar os erros. E por assim agir, como Cristo, será rejeitado, caluniado, excluído.

O tema principal deste Evangelho é a revelação que Jesus faz de si mesmo, argumentando que foi enviado pelo Pai, para trazer a mensagem da Salvação. Jesus acusa os judeus de não serem do Alto. De não fazerem aquilo que agrada o Pai.

Meu irmão, minha irmã, cabe aqui uma reflexão para nossa vida: Acreditamos realmente que Jesus é o enviado do Pai? Que veio mostrar qual a vontade do Pai a nosso respeito? O nosso agir diário é de acordo com o que Jesus nos ensinou? E este tempo quaresmal é propício para através da oração, penitência, caridade percebermos se nossa vida cristã está de acordo com o que o Pai espera de cada um de nós.

Se estivermos sempre sintonizados com o Pai, fizermos o que Ele quer, não teremos medo daqueles que querem nos prejudicar, porque Ele estará sempre conosco, como estava com seu filho amado: “Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado”.

Nós vivemos aqui neste mundo, mas não somos daqui, a qualquer momento seremos chamados pelo Pai. Não coloquemos o fim ultimo da nossa vida, nas coisas que passam, nas coisas deste mudo, mas como diz o evangelho, busquemos as coisas do alto. E o que são essas coisas do Alto? É lutar por um mundo justo, sólido no amor que com certeza nos levará à vida eterna; é ter uma vida em Cristo, pautada no Evangelho, onde as pessoas lutem para que Deus reine, que sua vontade seja feita; é buscar a vida na graça, é buscar a felicidade em Deus e viver com Ele; é amar o próximo, respeitar os mandamentos e Amar a Deus sobre todas as coisas. Se buscarmos primeiro a Deus, nossa recompensa será dada, com certeza muito mais do que sonhamos. Será dada uma vida plena em Deus, vida esta que não acaba. Vale a pena buscar primeiro as coisas do alto, pois os tesouros daqui passam, mas Deus não passará e quem Nele crer entrará na vida eterna. Pensemos e vivamos isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário