terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

EVANGELHO DO DIA 23 DE FEVEREIRO COM IGOR E GIOVANI - MATEUS 5,38-48


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

REFLEXÃO 

Bom dia, Paz e Bem, ouvindo hoje as santas palavras de Jesus, encontradas em Mt 5, 38-48, somos convidados a refletir sobre ensinamentos que muitas vezes nos são passados. Desde a antiguidade escutávamos as pessoas dizendo que deveríamos tratar as outras como elas nos tratam, daí surge o famoso ditado popular “olho por olho, dente por dente”. Mas será que retribuir o mal com o mal nos faz pessoas melhores?
O mal se apresenta quando não estamos na presença de Cristo. Portanto, se somos seus discípulos e discípulas, em nenhum momento, devemos praticar esse mal, pois Cristo está sempre presente conosco. No Evangelho, Jesus nos mostra que, ao sofremos pela maldade de outras pessoas, devemos retribuir com amor, devemos SER AMOR. Mas sabe por que Jesus nos chama a ser amor? Porque é o amor que corrige o mal e é o amor que surpreende todos.
O amor nos mostra quando estamos errando com os outros, tornando-nos discípulos mais atentos às nossas atitudes. A purificação que o amor traz limpa todas as manchas existentes em nosso ser. E esta é a grande lição que Jesus quer nos ensinar hoje, a lição do amor.
No tempo em que Jesus esteve presente na Terra, Ele não demonstrou preferência por ninguém. Ele se sentava à mesa com pecadores e andava com os marginalizados da sociedade. São atitudes que revelam que todos merecem o amor de Deus. E nós somos responsáveis por espalhar esse amor para as pessoas que nos rodeiam sem distinção nenhuma. “Amai os vossos inimigos” é a missão que Jesus nos coloca no evangelho.  
Amar aqueles que também nos amam é fácil. E, muitas vezes, isso é uma exigência nossa. Queremos primeiro ser amados para depois amar. Mas Jesus quer que sejamos diferentes, quer que nos destaquemos por nossas atitudes. Assim, Ele nos convida a amar até os que nos odeiam e nos fazem mal.
Jesus convida todos os seus discípulos a rezarem uns pelos outros, a rezarem por todos aqueles que estão a nossa volta, a rezarmos pelos irmãos mais dispersos, por aqueles a quem não amamos tanto, para que, através da oração, possamos cada vez mais ama-los e entender o quanto a diferença nos faz sermos unidos.
Por fim, Jesus nos chama à perfeição, da mesma forma que Deus é perfeito. É um verdadeiro chamado a uma mudança interior. E isso só é possível através do amor. De um amor livre de interesse. Somente aquele que ama da forma mais pura é capaz de caminhar rumo à perfeição.
GIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário