quarta-feira, 11 de setembro de 2019

EVANGELHO DO DIA 17 DE SETEMBRO - LUCAS 7,11-17


EVANGELHO DO DIA
17 DE setembro
LUCAS 7,11-17
Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão.
Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela.
Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: "Não chore".
Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: "Jovem, eu lhe digo, levante-se! "
Ele se levantou, sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe.
Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. "Um grande profeta se levantou entre nós", diziam eles. "Deus interveio em favor do seu povo".
Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas.

REFLEXÃO
Jesus sempre está acompanhado por seus discípulos e por um número considerável de pessoas. Pergunta: Quem eram essas pessoas? No evangelho temos algumas informações: Pessoas simples, humildes, pobres, doentes e na maioria das vezes esquecidas. Jesus está em Naim . Esse evangelho me faz lembrar do encontro entre a vida e a morte. A vida representada por Jesus e seus discípulos e a morte, bem... como vemos a morte do filho de uma viúva. Da para imaginar cena mais trágica? A mulher era viúva e tinha seu filho para um dia ser amparada e perde seu filho. Trágico!
Como não poderia ser diferente, Jesus sente compaixão pela viúva, o mesmo que dizer: “ Sei o que você está sentindo”. Ter compaixão a partir de Jesus é se aproximar e ajudar e foi o que Jesus fez. Se aproximou e ressuscitou o menino. Jesus manda, Deus quer, jovem levanta-te, anda, viva de novo, e assim aconteceu.
Fico imaginando a alegria daquela mãe em poder ver seu filho vivo de novo. Imagino o bem que Jesus fez. Para mim fica a grande mensagem: Se compadecer pelo sofrimento do outro, sentir um pouco o sofrimento, participar daquela dor, estar junto é restaurar a vida das pessoas que sofrem. As pessoas sofrem por causa da solidão e do abandono. Vemos isso todos os dias. Deus vê a aflição das pessoas e os conforta, mas somos nós os portadores desse conforto. Essa ação de Jesus me faz lembrar do mais belo sentido do evangelho. Deus vem ao nosso encontro para nos liberta .

Nenhum comentário:

Postar um comentário