quarta-feira, 11 de setembro de 2019

EVANGELHO DO DIA 16 DE SETEMBRO 2019 - lUCAS 7,1-10


EVANGELHO

LUCAS 7,1-10

Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum.
Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito.
Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo.
Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: "Este homem merece que lhe faças isso,
porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga".
Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.
Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado.
Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".
Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: "Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé".
Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido.

REFLEXÃO

Jesus sempre se encontrando com pessoas doentes, aprisionadas, com espíritos, e no caso de hoje um homem muito doente, servo de um OFICIAL ROMANO, que estava muito mal, o oficial pede para que amigos fossem pedir à Jesus a sua intercessão.  Veja que devemos considerar que se trata de um oficial romano, que não acreditava no Deus de Israel, mas Jesus não está muito preocupado com isso. Nós que fazemos essa diferença. Não é porque o outro não lê na mesma cartilha que ele não tem Deus. Esse homem gostava do povo e tinha até construído uma sinagoga por isso gozava de simpatia das pessoas. Imploraram a Jesus para que ele fizesse algo. Essa atitude é muito bonita, pedir em favor de outra pessoa, interceder. Jesus é tocado, Deus é tocado. Jesus vai ao encontro do homem, e vê nesse encontro uma pessoa com muita fé, o oficial se coloca com grande humildade e reconhecimento , e Jesus vai até dizer que nunca tinha visto uma pessoa com tanta fé.   O evangelho fala que o homem ficou curado.  Penso que não devo falar muito sobre esse evangelho mas apenas que prevaleceu a bondade de Deus e o reconhecimento da pequenez por parte do oficial, sua humildade diante da grandeza de Deus. Fica sempre aquela pergunta : O que fazer quando nos deparamos com pessoas de outra fé?


Nenhum comentário:

Postar um comentário