Os missionários não caem do céu com os paraquedas sobre as pessoas, mas aprendem a conhecê-las, amá-las e valorizá-las, a crescer juntos. Foi com esta imagem que o cardeal Marc Ouellet, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, expressou a sua estima por tantos missionários que se põem ao serviço do Evangelho e dos povos de todos os continentes.

O apreço do purpurado lê-se na mensagem enviada a todos os bispos da Espanha pelo dia hispano-americano sobre o tema «Evangelizadores com a força do Espírito». De facto, no domingo 1 de Março – como todos os anos desde 1959 – celebra-se o dia dedicado à colaboração missionário entre a Espanha e os países aos quais está ligada em razão da evangelização.
Actualmente são mais de 9.000 os missionários espanhóis que trabalham ao serviço do Evangelho na América Latina. Em particular, recordou o purpurado, cerca de 300 sacerdotes fidei donum servem a Igreja nas Américas Central e do Sul, agregados à Obra de cooperación sacerdotal hispanoamericana (Ocsha), além de numerosos religiosos e religiosas que trabalham naquelas terras. Portanto o día de Hispanoamérica é uma ocasião não só para recordar estas pessoas mas também para as acompanhar com a oração, promovendo ao mesmo tempo a cooperação entre as Igrejas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário