48.
Nesta hora da América Latina e do Caribe, é imperativo tomar consciência da
situação precária
que
afeta a dignidade de muitas mulheres. Algumas desde crianças e adolescentes,
são submetidas a
múltiplas
formas de violência dentro e fora de casa: tráfico, violação, escravização e
assédio sexual;
desigualdades
na esfera do trabalho, da política e da economia; exploração publicitária por
parte de
muitos
meios de comunicação social que as tratam como objeto de lucro.
49.
As mudanças culturais modificaram os papéis tradicionais de homens e mulheres,
que procuram
desenvolver
novas atitudes e estilos de suas respectivas identidades, potencializando todas
suas
dimensões
humanas na convivência cotidiana, na família e na sociedade.
50.
A avidez do mercado descontrola o desejo de crianças, jovens e adultos. A
publicidade conduz
ilusoriamente
a mundos distantes e maravilhosos, onde todo desejo pode ser satisfeito pelos
produtos
que têm um caráter eficaz, efêmero e até messiânico. Legitima-se que os desejos
se tornem
felicidade.
Como só se necessita do imediato, a felicidade se pretende alcançar através do
bem-estar
econômico
e da satisfação hedonista.
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