sexta-feira, 13 de junho de 2014

DOCUMENTO 104 - CONTINUAÇÃO



46. As primeiras comunidades cristãs, entretanto, não são
conhecidas como paróquias. São Paulo prefere usar a expressão
Igreja Doméstica (Domus Ecclesiae), indicando que
as comunidades se reuniam na casa dos cristãos. As comunidades
cristãs de Jerusalém, Antioquia, Roma, Corinto,
Éfeso, entre outras, são comunidades formadas por Igrejas
Domésticas, sendo que as casas serviam de local de acolhida
dos fi éis para ouvir a Palavra, repartir o pão e viver a
caridade que Jesus ensinou.
47. No tempo dos apóstolos e das primeiras pregações do
cristianismo, a civilização urbana se expandia pela bacia
do mar Mediterrâneo, e as cidades promoviam uma
revolução social e cultural. Paulo apóstolo funda, então,
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Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia
comunidades nas cidades mais importantes do Império.
Isso implica entrar na nova organização social que emergia
e, assim, modifi cava o estilo predominantemente rural
de ser comunidade a partir da experiência da Palestina.
Dessa forma, cresce uma rede de comunidades cristãs
urbanas. Enquanto as comunidades do cristianismo palestinense
eram profundamente itinerantes, a proposta
de Paulo passa para um cristianismo que se fi xa de forma
sedentária. Paulo faz da casa a estrutura fundamental das
igrejas por ele fundadas. A casa era a estrutura básica da
sociedade e estava ligada à totalidade da mesma. Tratase
de garantir comunidades onde se encontram relações
interpessoais, a comunhão de fé e a participação de todos.

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