segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 30 DE DEZEMBRO


A Apresentação do menino Jesus ao Templo

ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE LUCAS 2,36-40

Jesus é apresentado no Templo 

Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era de idade avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo; dia e noite servia a Deus com jejuns e orações. Naquela hora, Ana chegou e se pôs a louvar Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para Nazaré, sua cidade, na Galileia. O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele.

COMENTARIO

**A figura de Ana 
Jesus é apresentado ao Templo como era o costume. No templo havia Ana, profetisa, de idade avançada, agora com oitenta e quatro anos, servia a Deus dia e noite com jejuns e orações. Ao ver o menino no Templo Ana percebe que se tratava da promessa cumprida.

**O Costume de se apresentar o menino ao Templo 
Talvez para entendermos melhor a apresentação de Jesus ao Templo seria bom darmos uma olhada em Levítico 12,1-8:

Javé falou a Moisés«Diga aos filhos de IsraelQuando uma mulher conceber e der à luz um meninoficará impura durante sete dias, como durante sua menstruaçãoNo oitavo dia, o prepúcio do menino será circuncidadoe, durante trinta e três dias, ela ainda ficará se purificando do seu sangueNão poderá tocar nenhuma coisa consagradanem ir ao santuárioenquanto não terminar o tempo da sua purificaçãoSe der à luz uma meninaficará impura durante duas semanas, como durante sua menstruação; e ficará mais sessenta e seis dias purificando-se do seu sangue.Quando a mulher tiver terminado o período da sua purificaçãoseja por meninoseja por meninalevará ao sacerdote, na entrada da tenda da reunião, um cordeiro de um ano para o holocausto, e um pombinho ou rola para o sacrifício pelo pecadosacerdote os oferecerá diante de Javérealizará por ela o rito pelo pecado, e ela ficará purificada do seu fluxo de sangue. Essa é a lei sobre a mulher que  à luz um menino ou menina.Se ela não tem meios para comprar um cordeiropegue duas rolas ou dois pombinhos: um para o holocausto e outro para o sacrifício pelo pecado. O sacerdote fará por ela o rito pelo pecado, e ela ficará purificada».

**Era uma Tradição,  Lei ou opressão

Era uma orem de Javé, e somente o menino deveria ser apresentando ao templo para ser circuncidado, e o hebreu não discute ordens com Javé, apenas cumpre. O pior eram as regras impostas á mulher: sete dias impura depois do parto; deveria ficar mais de trinta dias se purificando; não poderia freqüentar o santuário e depois de tudo, ou seja depois do tempo da purificação deveria oferecer ao sacerdote um cordeiro para ser sacrificado, tudo por causa da sua gravidez e o nascimento do seu filho ou filha. E não tinha jeito, se não tivesse dinheiro para comprar um cordeiro deveria ao menos oferecer uma pombinha.

**Agora voltando para Ana 

Ela vê o menino, louva à Deus e José e Maria voltam para a sua casa. Sem querer reduzir a importância de todo o texto de hoje,  vejo que a ação de Ana é que dá para nós o tom e a importância de tudo o que vimos no evangelho. Ela não consegue conter a alegria e emoção ao ver o Salvador, afinal era a promessa feita aos seus pais no passado agora cumprido por Deus;  era uma mensagem de alegria e esperança para todos; Porque, quando  uma notícia é boa deve ser passada adiante e pronunciada até em cima dos telhados de nossas casas.

**Qual a missão que recebemos hoje ?

Nesse tempo do Natal seria essa a nossa lição de casa, ou seja, anunciar para todo mundo a alegria do nascimento do Salvador?

ORAÇÃO FINAL

Senhor, obrigado por escolher os pequeninos para revelar seu grande mistério. Quero ser seu servo, mesmo que as vezes ainda não entendo totalmente a sua vontade. Quero proclamar seu amor para todas as pessoas que eu encontrar hoje em minha vida. Amém!


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário