segunda-feira, 2 de março de 2020

EVANGELHO DE MATEUS 6,7-15 - COM PAULINHO E MAFALDA



E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

COMENTÁRIO



Mateus 6, 7-15 onde Jesus vai nos falar  de como devemos orar, a maneira de nos dirigirmos ao Pai; oração esta que  rezamos todos os dias: Pai Nosso. No tempo da quaresma a igreja nos convida a viver em oração, penitência e caridade. Neste texto, Jesus nos ensina como realizar um destes três pilares, A ORAÇÃO.
"Disse Jesus: Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras...” Não é a quantidade de palavras que fazem com que nossas orações sejam atendidas. É bom rezar bastante, mas é indispensável rezar meditando, usando as palavras certas. E estas palavras só poderiam estar na oração criada pelo próprio Deus, na pessoa de seu filho Jesus, o Pai nosso.
"Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; -- Reparou que Jesus não disse Pai meu?  Deus é Pai de todos nós, e temos de ter uma consciência comunitária nas nossas orações. Não rezo sozinho. A oração é comunitária.
...Que  estais no céu, em toda parte, inclusive aqui, com cada um que está refletindo conosco este Evangelho. Santificado seja o vosso nome significa que não só o nome mais a realidade divina em três pessoas Pai, Filho e Espírito Santo seja adorada, glorificada, conhecida  e acreditada no mundo inteiro.
..." venha a nós o vosso Reino;" Que reino esse? É um reino onde impera o amor, a justiça a fraternidade, onde todos vivem como irmãos, procurando sempre a felicidade  a que todos têm  direito.
..."seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu." Que seja feita a vontade do Pai e não a nossa vontade,  não a vontade do assaltante, não a vontade egoísta daqueles que pretendem prejudicarmos , não a vontade daqueles que querem nos afastar do caminho, da verdade e da vida.  Colocar nossa vida nas mãos de Deus.
"O pão nosso de cada dia nos dai hoje;  E amanhã?   Amanhã nós vamos rezar, agradecer e pedir de novo. Este é o procedimento, porque Deus nos aconselha a não nos preocuparmos com o dia de amanhã. Por isso vamos pedir o  pão somente para hoje. Pão, aqui, não significa somente o pão da padaria, mas sim a comida, a saúde para trabalhar, o estudo que nos prepara para que tenhamos condições  para comprar pão, o emprego que anda tão difícil hoje em dia. 
..."perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;" Na nossa vida realmente perdoamos aqueles que nos ofendem, da mesma maneira que Deus nos perdoa? Tiramos do nosso coração todo rancor, toda mágoa que impossibilita a convivência fraterna com nossos irmãos?
Somos chamados à santidade e o perdão faz parte daquele que quer ser santo. 
..."e não nos deixeis cair em tentação,"  Porque  são muitas que nos cercam no nosso dia a dia, tentando tirar-nos a paz e a amizade com Deus.
..."mas livrai-nos do mal."  Quantos males encontramos nesta  vida: Assaltos, roubos, acidentes, tentações. Que o Pai Nosso, esse Pai amoroso, bondoso nos livre  de todos os males. Amém.
Abençoada terça feira. Paz e Bem


Nenhum comentário:

Postar um comentário