domingo, 20 de dezembro de 2015

EVANGELHO DO DIA 20 DE DEZEMBRO DOMINGO

CRÉDITOS:  Estrutura do Evangelho do dia, a dom Total e comentário do evangelho a Frei Alberto ( evangelho do dia via whatsapp)

Domtotal - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php 
Evangelho do Dia – http://paroquiaemmovimento.blogspot.com.br/

DIA 20 DE DEZEMBRO - DOMINGO

IV SEMANA DO ADVENTO
(ROXO, CREIO, PREFÁCIO DO ADVENTO II – IV SEMANA DO SALTÉRIO)

Evangelho (Lucas 1,39-45)

Aleluia, aleluia, aleluia. 
Eis a serva do Senhor; cumpra-se em mim a tua palavra! (Lc 1,38). 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho ( frei Alberto Pegoraro) Evangelho do dia via whatsapp
Neste domingo temos o evangelho do encontro de Maria com sua prima Izabel.  E, nesse encontro de duas mães temos o encontro de dois filhos, ambos no ventre de cada uma das mães, João e Jesus.. É o encontro de Izabel com idade avançada e Maria a jovenzinha agraciada por Deus.Esse encontro esra muito esperado e dá-nos a impressão de que Izabel sabia da gravidez de Maria e vai dizer : “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Maria carregava no seu ventre o Salvador, aquele que vem tirar o pecado do mundo, curar as dores das pessoas sofridas, veio fazer andar aquele que não podia se locomover, enxergar o que não podia ver mais, esse encontro é um encontro especial em todos os sentidos. 
A visita de Maria a Isabel não é turística,  mas missionária e fraterna, é o encontro da simplicidade capaz de reconhecer a presença divina. Esse encontro foi um encontro de descobertas mutuas , por isso fica aqui algumas questões que eu quero colocar aqui hoje : 


*Será que permito esse encontro especial com Jesus em minha vida como foi o encontro entre Isabel e Maria ?
*Maria começa a gerar a Salvação para o mundo : Como posso ajudar nessa tarefa de gerar Jesus na vida das pessoas. Fazer Jesus nascer na vida das pessoas, sobretudo as mais afastadas da Igreja?
* O Natal deve ser um dia de descobertas. O que representa a cena do presépio na nossa vida?

* A percepção da presença de Deus na nossa vida seria um caminho de meditação individual hoje. Como Deus esta agindo em nós, quais os sinais, e será que estou sendo humilde o suficiente para aceitar essa presença?


Nenhum comentário:

Postar um comentário