segunda-feira, 30 de novembro de 2015

EVANGELHO DO DIA

LITURGIA DO DIA
-----------------------------30 de novembro 2015-------------------------
Primeira Leitura (Romanos 10,9-18)
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
10 9 Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.
11 A Escritura diz: “Todo o que nele crer não será confundido”.
12 Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam,
13 porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14 Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: “Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas?”
16 Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: “Senhor, quem acreditou na nossa pregação”?
17 Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.
18 Pergunto, agora: “Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras”.
Palavra do Senhor.
Salmo do dia 18/19a
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
 
Os céus proclamam a glória do Senhor,
e o firmamento, a obra de suas mãos;
o dia ao dia transmite essa mensagem,
a noite à noite publica essa notícia.
 
Não são discursos nem frases ou palavras,
nem são vozes que possa ser ouvidas;
seu som ressoa e se espalha em toda a terra,
chega aos confins do universo a sua voz.


Evangelho de Mateus 4,18-22
Jesus, caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.  E disse-lhes: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”. Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram.

Comentário do evangelho ( Frei Alberto Pegoraro)

Hoje  Jesus chama seus primeiros discípulos: Simão e André e depois chama Tiago e seu irmão João filhos de Zebedeu. Nos quatro chamados vemos uma ação de Jesus e uma reação imediata dos vocacionados.  O chamado não era para assumir qualquer poder mas para serem pescadores de homens. Sempre gostei desse evangelho porque ele tem algo de imediato, pois o Reino não pode esperar, ou seja, Jesus os vê, faz o convite, eles ouvem e imediatamente deixam o que estão fazendo para segui-lo. É o mesmo convite que é feito para nós nesse tempo do Advento .  Ha algumas considerações para se fazer : Em primeiro lugar mostra Jesus fazendo um chamado aberto, para todos, inclusive pescadores, pessoas simples e humildes, sem muito para oferecer materialmente, a não ser o seu trabalho.  Esse chamado de Jesus pode ser visto como um presente hoje quando vemos milhares de pessoas ouvindo Jesus e querendo  segui-lo. Esta bem dentro das propostas do Documento de Aparecida e do Documento 94 e não posso me esquecer que é uma exigência do Plano de Pastoral de tantas Dioceses . Mais do que nunca é uma exigência do Reino manifestada incessantemente por Jesus. Por outro lado também existe uma máxima do ser humano que é não seguir quem ele não conhece. É claro que existem exceções, mas mesmo assim o evangelho de hoje me da uma certa  tranqüilidade em poder  reforçar a ideia de que só segue Jesus quem o conhece primeiro. André, Simão, Tiago, João para mim são figuras que representam os anseios de pessoas que querem algo de novo e se permitem buscar o novo, mesmo que o novo os destabilizem, os fazem sair da vida que levavam. Para mim eles  com certeza já conheciam Jesus e sabiam da beleza e importância de tudo o que ele pregava e só estavam aguardando o convite. É uma proposta atual que também se torna um convite para todos nós. Largar o que estamos fazendo para seguir o mestre, mas esse seguimento deve começar aqui bem pertinho de nós, indo ao encontro daqueles que estão afastados. As vezes um convite pode mudar a vida de uma pessoa. Jesus respeita a decisão de cada um, mas o projeto do Reino tem pressa.

Abraços aos grupos do Evangelho do Dia

 Piracicaba – Grupo Nova Vida Evangelho do dia  com 22 pessoas – Informa a Aline        Vieira

2)          Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro – Grupo Anjos da Noite com 100 pessoas    (pastoral de rua ) – Informa o Riquel

3)          Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro – Grupo Teatro Canção Nova Campos com 30    pessoas – Informa o Riquel

4)          Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro – Grupo A Galera com 06 pessoas – Informa o  Riquel

5)          Piracicaba e Santa Rita do Passa Quatro – Grupo Unidas pelo Evangelho com 22 mulheres – Informa a nossa amiga Aline ministra da Eucaristia da Igreja dos Frades

6)         Tocantins – Grupo Paróquia Santo Expedito com 67 pessoas – Informa o amigo Padre Flavio

Nenhum comentário:

Postar um comentário