EVANGELHO DO DIA
-----------------SÁBADO DIA 28 DE NOVEMBRO-------------
Primeira Leitura - Daniel 7,15-27
Quanto a mim, Daniel, senti minha alma desfalecer dentro de mim, e fiquei perturbado por essas visões de meu espírito. Aproximando-me de um dos assistentes, perguntei-lhe sobre a realidade de tudo isso. Respondeu-me dando a explicação seguinte: "Esses grandes animais, (disse), em número de quatro, são quatro reis que se levantarão da terra. Mas os santos do Altíssimo receberão a realeza e a conservarão por toda a eternidade. Quis então saber exatamente o que representava o quarto animal, diferente dos demais, pavoroso em extremo, cujos dentes eram de ferro e as garras de bronze, que devorava, depois triturava e calcava aos pés o que sobrava".Quis ser informado sobre os dez chifres que tinha na cabeça, bem como a respeito desse outro chifre que havia surgido e diante do qual três chifres haviam caído, esse chifre que tinha olhos e uma boca que proferia palavras arrogantes, e parecia maior do que os outros. Tinha visto esse chifre fazer guerra aos santos e levar-lhes vantagem, até o momento em que veio o ancião, quando foi feita justiça aos santos do Altíssimo e quando lhes chegou a hora de obterem a realeza. Ele me respondeu: "O quarto animal é um quarto reino terrestre, diferente de todos os demais, que devorará, calcará e aniquilará o mundo. Os dez chifres indicam dez reis levantando-se nesse reino. Mas depois deles surgirá outro, diferente, que destronará três. Proferirá insultos contra o Altíssimo, e formará o projeto de mudar os tempos e a lei; e os santos serão entregues ao seu poder durante um tempo, tempos e metade de um tempo. Mas realizar-se-á o julgamento e lhe será arrancado seu domínio, para destruí-lo e suprimi-lo definitivamente. A realeza, o império e a suserania de todos os reinos situados sob os céus serão devolvidos ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é eterno e a quem todas as soberanias renderão seu tributo de obediência".
Salmo do dia ( Dn 3 )
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
Filhos de Israel, bendizei o Senhor!
Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!
Servos do Senhor, bendizei o Senhor!
Almas dos justos, bendizei o Senhor!
Santos e humildes, bendizei o Senhor!
Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
Filhos de Israel, bendizei o Senhor!
Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!
Servos do Senhor, bendizei o Senhor!
Almas dos justos, bendizei o Senhor!
Santos e humildes, bendizei o Senhor!
Evangelho Lc 21,34-36
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem".
Comentário do Evangelho ( Frei Alberto Pegoraro)
O evangelho de hoje vamos ver três versículos apenas. Encerra-se hoje o ano Litúrgico e amanhã, primeiro domingo do Advento inicia-se o novo ano litúrgico da Igreja. O evangelho vai fazer uma advertência : cuidado com os excessos da embriaguez e das preocupações da vida ( Um resumo de todos os excessos) . Cada dia mais o homem se vê absolvido pelos excessos , pela correria do dia a dia, pelos afazeres, festas, comemorações de todo tipo e queremos fazer tudo, se possível ao mesmo tempo, mas como não consegue, ele procura fazer de tudo um pouco ao menor tempo possível. Como dizia aquela senhora para o marido que não tinha nem tempo para a família absorto que estava com seus afazeres : "parece que o mundo vai acabar amanhã". E nessa correria desenfreada esquecemos muitas vezes o principal, a vida, a família, Deus. É isso mesmo ! Parece que o mundo vai acabar amanhã, ou a minha existência vai acabar amanhã. E, o que essa correria pode fazer em nós ? Como diz o Evangelho de hoje : " tomai cuidado para que os vossos corações não fiquem insensíveis" para o que diz o Senhor, para a Palavra de Jesus Cristo, para as promessas de vida e para a construção do reino de Deus. Jesus Cristo bate sempre na tecla : vigiai, orai, ficai atentos, para que a vida não seja um mero passa tempo ou um palco de preocupações com coisas secundarias. É um convite para irmos ao encontro de Deus, ver o mundo não somente com olhos puramente humanos mas com a ajuda dos olhos de Deus, buscando conhecer os caminhos a seguir e interpretar as mensagens que Deus nos dá todos os dias. Estamos para mudar de tempo Litúrgico comum para o tempo do Advento, talvez o evangelho nos convoca para irmos ao encontro desse tempo como preparação pois o Senhor vem, acho que não com trombetas do fim do mundo, mas na pessoa do seu filho, simples no presépio. Que nosso coração seja o seu aposento.
Os abraços para os grupos do Evangelho
Adamantina
– Grupo Casais do ECC Matriz Nossa Senhora de Fátima com 100 pessoas Administrador Laerte – Informa a Vera do ECC
2) Dracena
– Grupo Balderramas Família com 23
pessoas – Administradora Camila – Informa a Vera do ECC
3) Marília
– Grupo Droppa Família com 15 pessoas –
Administrador o Allan – Informa a Vera do ECC
4) Piracicaba - Grupo Encontro Matrimonial de Maceió com 70
pessoas – Informa o Alberto daqui da Igreja dos Frades
5) Piracicaba
– Grupo cozinheiros de Fé da comunidade São José Operário com 20 pessoas
Informa o José Carlos que pertence ao
grupo -
Piracicaba - Grupo de Oração Mãe Celeste com 76 pessoas - Informa a Valdilene
llll
ll
l
Nenhum comentário:
Postar um comentário