EVANGELHO DO DIA
-----------------SEXTA FEIRA DIA 27 DE NOVEMBRO----------
Primeira Leitura - Daniel 7,2-14
Eu, Daniel, via, no transcurso de minha visão noturna, os quatro ventos do céu precipitarem-se sobre o Grande Mar. Surgiram das águas quatro grandes animais, diferentes uns dos outros O primeiro parecia-se com um leão, mas tinha asas de águia. Enquanto o olhava, suas asas foram-lhe arrancadas, foi levantado da terra e erguido sobre seus pés como um homem, e um coração humano lhe foi dado. Apareceu em seguida outro animal semelhante a um urso; erguia-se sobre um lado e tinha à boca, entre seus dentes, três costelas. Diziam-lhe: "Vamos! Devora bastante carne!" 6 Depois disso, vi um terceiro animal, idêntico a uma pantera, que tinha nas costas quatro asas de pássaro; tinha ele também quatro cabeças. O império lhe foi atribuído. Finalmente, como eu contemplasse essas visões noturnas, vi um quarto animal, medonho, pavoroso e de uma força excepcional. Possuía enormes dentes de ferro; devorava, depois triturava e pisava aos pés o que sobrava. Ao contrário dos animais precedentes, ostentava dez chifres. Como estivesse ocupado em observar esses chifres, eis que surgiu, entre eles outro chifre menor, e três dos primeiros foram arrancados para dar-lhe lugar. Este chifre tinha olhos idênticos aos olhos humanos e uma boca que proferia palavras arrogantes. Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente. Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos. Olhei então, devido à balbúrdia causada pelos discursos arrogantes do chifre, olhei até o momento em que o animal foi morto, seu corpo subjugado e a fera jogada ao fogo. Quanto aos outros animais, o domínio lhes foi igualmente retirado, mas a duração de sua vida foi fixada até um tempo e uma data.
Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido. A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será
Salmo do dia - (Dn 3)
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Montes e colinas, bendizei o Senhor!
Plantas da terra, bendizei o Senhor!
Mares e rios, bendizei o Senhor!
Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
Baleias e peixes, bendizei o Senhor!
Pássaros do céu, bendizei o Senhor!
Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!
Evangelho - Lucas 21,29-33
Jesus acrescentou ainda esta comparação: "Olhai para a figueira e para as demais árvores. Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus.
Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão".
Comentário do Evangelho ( Frei Alberto Pegoraro)
Hoje encontramos no evangelho mais uma parábola, a da figueira, mais um pouquinho do discurso escatológico de Jesus onde poderemos perceber que Jesus vai animar a comunidade e não levá-la a uma situação de tristeza . Também vamos perceber que Deus esta falando nos acontecimentos , sobretudo nos acontecimentos bons que nós enxergamos no dia a dia . Também Jesus vai deixar em aberto as coisas que vão acontecer nos finais dos tempos . Os sinais presentes, sejam quais forem que nos desagradam, nos deixam esmorecidos, caídos, sem perspectivas e só aumenta a nossa duvida se cruzarmos os braços . Veja uma pessoa gravemente enferma : Ela pode ter duas direções na vida : Esmorecer e cair ou lutar, entender sua enfermidade e procurar ajuda, lutar e conseguir vencê-la. Um dia ela poderá respirar fundo e dizer que vencendo seus medos venceu também os perigos que ameaçavam-na . Na verdade as figueiras então cheias de brotos, aproveitando a comparação do evangelho de hoje, anunciando que os sinais do Reino já existem entre nós . Apesar dos sinais de morte visíveis também. A bondade de Deus esta presente basta olharmos para tantos eventos produzidos pela humanidade que sem esse eventos a humanidade seria muito pior do que vemos hoje.
Abraços aos grupos do Evangelho do dia
QUERO HOJE MANDAR UM ABRAÇO PARA DOIS GRUPOS LÁ DE SAPOPEMBA
:
PARA MM SÃO PESSOAS ESPECIAIS QUE FIZERAM PARTE E AINDA FAZEM PARTE DE OUTRO
JEITO NA MINHA VIDA. O GRUPO NOSSA
SENHORA DE FÁTIMA DA ORDEM FRANCISCANA SECULAR E AQUI EU MANDO UM ABRAÇO PARA A
SÔNIA , ESPOSA DO NELSON E MÃE DO JOÃO E OUTROS FILHOS. O JOÃO HOJE É UM
MOÇO EM UMA HISTÓRIA DE VIDA LINDA.
LEMBRO QUE ELE FICAVA COMIGO NO ALTAR E TODOS AMAM O JOÃO . ENTÃO UM ABRAÇO
ESPECIAL PARA O JOÃOZINHO QUE HOJE ESTA ATÉ NAMORANDO E PENSANDO EM SE CASAR.
O OUTRO GRUPO É DO GRUPO DE CANTO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
PENSA NUM GRUPO ANTIGO E PERSISTENTE E QUE CANTA MUITO BEM. É ESSE GRUPO
DIRIGIDO PELO JOÃO E A MARLENE OS QUAIS TENHO UM GRANDE CARINHO TAMBÉM. ESTOU
COM SAUDADES DE VOCÊS TODOS DAÍ DE SAPOPEMBA. ESSES DIAS VIERAM AQUI EM
PIRACICABA A ROSANINHA, SEU IRMÃO , SOBRINHO E MEU AFILHADO O MATEUS, E OS PAIS
DA ROSANINHA, VISITAR O FREI JUCA E FICAMOS AQUI CONVERSANDO BASTANTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário