terça-feira, 24 de novembro de 2015

EVANGELHO DO DIA

EVANGELHO DO DIA
24 DE NOVEMBRO DE 2015

TERÇA FEIRA

LITURGIA DO DIA 


Primeira Leitura: Daniel 2,31-45
Naqueles dias, Disse Daniel a Nabucodonosor: 2 31 "Senhor: contemplavas, e eis que uma grande, uma enorme estátua erguia-se diante de ti; era de um magnífico esplendor, mas de aspecto aterrador.
32 Sua cabeça era de fino ouro, seu peito e braços de prata, seu ventre e quadris de bronze,
33 suas pernas de ferro, seus pés metade de ferro e metade de barro.
34 Contemplavas (essa estátua) quando uma pedra se descolou da montanha, sem intervenção de mão alguma, veio bater nos pés, que eram de ferro e barro, e os triturou.
35 Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram com a mesma pancada reduzidos a migalhas, e, como a palha que voa da eira durante o verão, foram levados pelo vento sem deixar traço algum, enquanto que a pedra que havia batido na estátua tornou-se uma alta montanha, ocupando toda a região.
36 Eis o sonho. Agora vamos dar ao rei a interpretação.
37 Senhor: tu que és o rei dos reis, a quem o Deus dos céus deu realeza, poder, força e glória;
38 a quem ele deu o domínio, onde quer que habitem, sobre os homens, os animais terrestres e os pássaros do céu, tu és a cabeça de ouro.
39 Depois de ti surgirá um outro reino menor que o teu, depois um terceiro reino, o de bronze, que dominará toda a terra.
40 Um quarto reino será forte como o ferro: do mesmo modo que o ferro esmaga e tritura tudo, da mesma maneira ele esmagará e pulverizará todos os outros.
41 Os pés e os dedos, parte de terra argilosa de modelar, parte de ferro, indicam que esse reino será dividido: haverá nele algo da solidez do ferro, já que viste ferro misturado ao barro.
42 Mas os dedos, metade de ferro e metade de barro, mostram que esse reino será ao mesmo tempo sólido e frágil.
43 Se viste o ferro misturado ao barro, é que as duas partes se aliarão por casamentos, sem porém se fundirem inteiramente, tal como o ferro que não se amalgama com o barro.
44 No tempo desses reis, o Deus dos céus suscitará um reino que jamais será destruído e cuja soberania jamais passará a outro povo: destruirá e aniquilará todos os outros, enquanto que ele subsistirá eternamente.
45 Foi o que pudeste ver na pedra deslocando-se da montanha sem a intervenção de mão alguma, e reduzindo a migalhas o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. Deus, que é grande, dá a conhecer ao rei a sucessão dos acontecimentos. O sonho é bem exato, e sua interpretação é digna de fé".


Salmo: (Dn 3)
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
 
Obras do Senhor, bendizei o Senhor!
Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Céus do Senhor, bendizei o Senhor!
Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
 
Águas do alto céu, bendizei o Senhor!
Potências do Senhor, bendizei o Senhor!


Evangelho: Lucas 21,5-11

EVANGELHO DE LUCAS 21,5-11

Naquele tempo: 5 Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6'Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído. ' 7 Mas eles perguntaram: 'Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer? 8 Jesus respondeu: 'Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' - e ainda: 'O tempo está próximo. ' Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim.' 10 E Jesus continuou: 'Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. 

REFLEXÃO DO EVANGELHO ( Frei Alberto Pegoraro)


Jesus esta diante de magnitude do Templo, feito com belas pedras e com as grandes ofertas e uma peregrinação enorme de pessoas anualmente. Mas Jesus já esta cansado de ver em que transformaram o templo e de como eles admiravam tudo aquilo. Mais uma vez entra em cena os sinais catastróficos.Estamos vivendo uma febre de construções enormes tudo em nome de Deus, como também o aparecimento de religiões todos os dias que possuem um discurso apocalíptico. A isso tudo podemos acrescentar  as ideologias de uma teologia da prosperidade, ou seja, Deus, mercado, prosperidade e milagres tudo a partir do mercado da fé. Muitos estão vendendo a idéia de seu deus e não de um Deus verdadeiro. Jesus não vai achar nada disso engraçado, mas sim danoso para o ser humano. Era preciso falar ao menos para os seus discípulos para que eles não entrassem naquele clima de fim do mundo catastrófico ou deixar-se envolver pela grandiosidade que viam no Templo. Por isso Jesus vai dizer: ' Não sigais essa gente! 9 Quando ouvirdes falar de guerras... Afinal pedra não ficara sobre pedra, pois a verdadeira religião não se baseia no triunfo do mercado mas sim nos valores que cada ser humano aceita e coloca como pratica de vida voltada ao Reino verdadeiro que Jesus esta proclamando. A Igreja existe para evangelizar. Em meio às alegrias e esperanças, tristezas e angústias do ser humano de cada tempo, notadamente dos que sofrem (cf. GS, n. 1), ela anuncia, por palavras e ações, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6).(citação do Doc. 94 numero 11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário