quinta-feira, 28 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA 28 DE MAIO DE 2015



Resultado de imagem para levanta e anda

Evangelho (Mc 10,46-52): Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: «Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim». Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: «Filho de Davi, tem compaixão de mim». 

Jesus parou e disse: «Chamai-o!». Eles o chamaram, dizendo: «Coragem, levanta-te! Ele te chama!». O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus. Este lhe perguntou: «Que queres que eu te faça?». O cego respondeu: «Rabûni, meu Mestre, que eu veja». Jesus disse: «Vai, tua fé te salvou». No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho».


COMENTÁRIO FREI ALBERTO ( TIRADO DO ÁUDIO EVANGELHO DO DIA ENVIADO PARA CONTATOS VIA WHATSAPP)

São sete versículos . É a continuação do evangelho de ontem . E Jesus continua sua viagem para Jerusalém.
Hoje vemos que eles chegaram a Jericó, e junto com eles uma grande multidão. Não eram pessoas vagabundas sem ter oq ue fazer; eram sim pessoas desprovidas, sem teto e sem trabalho, com certeza vítimas do sistema religioso, politico e ideológico do templo.
Jesus andava às margens da cidade pois alí se encontram até hoje os desprovidos de tudo ena beira do caminho havia um cego chamado Bartimeu. 
Bartimeu é uma cena, comum em nossos dias, na beira do caminho, sujeito à tudo lembra para mim os marginalizados. O cego era marginalizado porque não enxergava e dependia dos outros e vivia alí esperando uma doce alma para o ajudar.
Ele fica sabendo que Jesus estava passando devido ao murmurinho que se formava onde Jesus passava. Era era cego e não surdo. Sinal de que a fama de Jesus já havia se espalhado. 
Ele grita : "Jesus tende piedade de mim" , só quero um pouco de piedade e nada mais para sair do meu estado. Era a grande chance do cego, afinal era o encontro com o Senhor. Representa o grito dos excluídos, muito parecido com o grito de tanta gente hoje. 
Jesus o ouve e manda chamá-lo. "Levante-te" , saia desse estado moribundo e de prostração, o mestre quer vê-lo, como quer nos ver também.
O cego deu um pulo igual ao pulo de alegria quando percebemos a presença de Jesus em nosso meio. "Mestre, eu quero enxergar de novo" sinal de que ele ja enxergou uma vez no passado e algo de ruim aconteceu com ele. Jesu o cura. A cegueira do cego Bartimeu pode ser física ou psicológica ou ainda produzida. Para mim não importa a categoria o que importa é a demonstração de amor de Jeus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário