sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

EVANGELHO DO DIA 30 DE JANEIRO

 A dinâmica do Reino
Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 4,26-34

Naquele tempo, 26 Jesus disse à multidão: “O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28a A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo?31° Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”! 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. 

Terceiro passo – meditar a palavra

Somos do interior, e, como interiorano a cena do evangelho de hoje pode ser muito comum para nós. O homem prepara a terra para plantar.  Ele semeia a semente e cuida da terra para a semente germinar, dia a dia, noite a noite, e a maravilha da natureza vai fazendo a sua parte.
O evangelho de hoje fala que a terra vai cuidando de fazer germinar, crescer a planta e depois produzir frutos. Se a terra for boa vai produzir muitos frutos, cem por um, talvez.
O grande mistério da vida acontece, uma semente de milho jogada na terra vai fazer todo o trajeto natural até produzir espigas que vão produzir milhares de grãos de milho. O mesmo acontece com a semente de mostarda, a menor das sementes, que, ao nascer e crescer se tornara grande o suficiente para os pássaros nela repousar.
Jesus conhece a vida do campo e compara a dinâmica do Reino com uma semente. O Reino é uma semente lançada no meio do povo que vai crescer e Deus vai mostrando o quanto é grande o seu amor pela humanidade. O quanto existe de vida numa pequenina palavra e o quanto pode crescer essa palavra quando nos dispomos a anunciá-la com o mesmo amor de Deus.
A semente quer germinar porque ela tem uma vocação que é a de dar o fruto, o alimento para nós. A Palavra do Reino tem um objetivo que é crescer e conquistar o mundo com a nossa aceitação e não o fechamento ou a indisposição de anunciá-lo.

Quarto passo – rezar a palavra

Meu Deus e meu Senhor, daí-me palavras sábias; Uma fé constante e um amor especial pelo evangelho; Que Jesus seja o meu mestre e que suas ações possam ser seguidas por mim e por todos que me cercam. Que eu possa fazer parte do grupo que faz a vontade de Deus, mesmo que para isso tenho que renunciar a tudo aquilo que me prende.  Amém!

Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração

Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida. Quais os frutos que a Palavra pode produzir na minha vida. Não precisamos pensar em frutos como coisas a serem feitas materialmente o coisas grandiosas na vida, mas, por exemplo, como Deus age em minha vida. Ou, como acolho a Palavra em meu coração?


Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário