sábado, 3 de janeiro de 2015

EVANGELHO DO DIA 03 DE JANEIRO DE 2015

ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE JOÃO 1,29-34

No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia! ’ Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: “Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!”

COMENTARIO

O evangelho de hoje é a continuação do evangelho de ontem e a Igreja celebra o SANTÍSSIMO NOME DE JESUS.  Assim como comentamos ontem, hoje João continua dando testemunho de Jesus.

**Jesus é o Cordeiro de Deus

Aquele que tira o pecado do mundo, que já existia antes de tudo lembrando o prólogo de João que vimos esses dias. O mesmo cordeiro que cantamos nas missas, que será sacrificado pelos nossos pecados. Nas missas nós o comungamos como alimento de Salvação que nos amina na nossa vida. Jesus Cordeiro de Deus alimenta-nos para nos dar a sua vitalidade, uma vitalidade que nos leva não só conhecê-lo, mas também  sair de nós mesmo e ir ao encontro dos outros e ajudar a realizar o projeto de Salvação. Existe um grande ensinamento na afirmação de João Batista. Jesus o Cordeiro de Deus representa o Cordeiro que ira se sacrificar e assim sendo nos convida ao mesmo sacrifício, ou seja, uma vida  em favor dos outros.

**João batizava para congregar

O batismo de João não era um batismo de sangue e nem de fogo como dissemos ontem, mas de adesão, um chamado para congregar todos num só acreditar. Mas aquele que já estava no meio deles, Jesus, que eles ainda não o conheciam e nem mesmo João Batista como diz hoje, vai batizar com o Espírito porque o Espírito estava com ele, e João vai dar seu testemunho dizendo que viu o Espírito:

“Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!”
** O Testemunho de João vem de Deus

João da testemunho de Jesus  e seu testemunho não vem da sua cabeça mas da revelação do próprio Deus.  Ele vai terminar o evangelho reafirmando que ele Viu Jesus e Viu o Espírito Santo e Escutou a voz de Deus falando com ele. JESUS É O FILHO DE DEUS e agora ninguém precisa duvidar e nem continuar esperando algo que já se manifestou.

**Então quem é Jesus segundo João ?

- É o Cordeiro de Deus como dissemos no primeiro ponto do nosso pequeno comentário
- Aquele que vem batizar com o Espírito porque o Espírito estava com ele
- É o Filho de Deus como termina o Evangelho de hoje

JESUS É O CORDEIRO QUE BATIZA COM O ESPÍRITO PORQUE É FILHO DE DEUS – Eis um pequeno e gracioso credo que repetimos todos os dias nas missas.

ORAÇÃO FINAL

Senhor, apesar das minhas fraquezas eu peço confiança para poder fazer como João Batista, anunciar a chegada de Jesus, o Deus conosco sem medo das conseqüências do anuncio. Amém!

Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário