sexta-feira, 3 de outubro de 2014

MISSA DO TRANSITO DE SÃO FRANCISCO DIA 03 DE OUTUBRO - IGREJA DOS FRADES

MISSA DO TRÂNSITO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
COMENTÁRIO INICIAL
A celebração do Trânsito de São Francisco de ASSIS costume tradicional da Ordem Franciscana encerra o mistério da vida; da morte e da ressurreição. Conhecedores desta realidade maravilhosa e, ao mesmo tempo, angustiante e cheia de esperança, querem, a exemplo do Seráfico Pai, celebrar o dom da vida e aceitar a morte como irmã, caminho único para a ressurreição.Na véspera de sua festa, como irmãos e filhos do Santo Patriarca, de Assis, desejamos aprender os salutares ensinamentos que nos legou para valorizarmos a vida presente como oportunidade única dê alcançarmos à futura. Ergamos nosso canto de louvor e súplica àquele que, por vocação escolheremos como Guia e Pai. 
1 – SAUDAÇÃO
PR: Em nome do Pai...
2 – ATO PENITENCIAL
PR: Tende compaixão de nós, Senhor, clamamos por vós o dia inteiro; Senhor sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que o invocam. Reconheçamos nossos pecados e peçamos perdão. Confessemos os pecados.
AS: Confesso a Deus todo Poderoso...
3 – GLÓRIA
4 – ORAÇÃO DO DIA
PR: Irmãos e irmãs nenhum de nós vive para si e ninguém morre para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos, quer morremos, pertencemos ao Senhor. Ò Pai, derramai em nossos corações o espírito de sabedoria para preferirmos as coisas do alto e nos prepararmos para a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo...
LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura: (Do dia)
Segunda Leitura:
"... Aproximando-se, por fim, a hora de sua morte, fez com que chamassem à sua presença todos os religiosos que se mostravam naquela santa casa, e consolando-os com palavras amorosas pelo sofrimento que causava, exortou-os, como pai cheio de carinho, ao amor de Deus. Falou-lhe depois, longamente sobre a paciência, a pobreza tão amada por ele e a fidelidade que deviam conservar à Santa Igreja Romana, recolhendo-lhes, sobre tudo a observância do Santo Evangelho. Estando em seu redor todos os religiosos, estendeu as mãos sobre eles, pondo um braço sobre o outro em forma de cruz, pelo especial amor que sempre mostrou por esse sacrossanto sinal, e abençoou em nome e virtude do crucificado todos os seus religiosos, tanto ausentes como presentes, e acrescentou  'Temei ao Senhor, meus amados filhos, e permanecei sempre unidos a Ele. E pelo fato de se aproximar no bem começado. Eu, de minha parte, volto-me para o meu Deus e vos recomendo à sua graça'.Concluída esta maravilhosa e suave exortação, mandou o servo de Deus que lhe trouxessem o livro dos Santos Evangelhos e pediu que lessem aquela passagem de São João que começa assim: "... Na véspera da Festa da Páscoa..." Em seguida, reunindo suas escassas forças, começou a recitar o salmo que inicia assim: "... “Em alta voz eu grito pelo Senhor, em alta voz suplico ao Senhor”, e continuou até as ultimas palavras que dizem: “Os justos virão me rodear por causa do bem que me fizestes”.
Palavra do Senhor na vida de São Francisco.
SALMO
6 – EVANGELHO: (Do dia)
7 – PROFISSÃO DE FÉ
ORAÇÃO DA COMUNIDADE
PR: Irmãos caríssimos, lembrando os grandes feitos que o Senhor realizou em Francisco e por Francisco, apresentemos cheios de confiança, a Deus Pai nossos pedidos:
1. Pelo Santo Padre o Papa, pêlos bispos e sacerdotes do mundo inteiro, pêlos quais São Francisco nutria grande respeito, veneração e amor, para que saibam cumprir com responsabilidade a missão de apóstolos e pastores da sua igreja, rezemos ao Senhor;
AS: Senhor, escutai nossa prece.       
2. Pelos governantes, para que reconheçam que a autoridade procede de Deus, saibam respeitar os direitos humanos e se preocupem pela solução dos problemas sociais com justiça, compreensão e retidão de consciência, rezemos ao Senhor.
3. Por todos os povos, para que acolham com humildade de espírito a mensagem de amor anunciada por Cristo e proclamada por Francisco, rezemos ao Senhor
4. Por todas as comunidades e fraternidades franciscanas, para que sejam estimuladas a dar ao mundo testemunho de pobreza. fraternismo, amor  alegria, encarnando em si as virtudes do bem- aventurado Francisco, rezemos ao Senhor,                     i
5. Por todos nós, para que, a exemplo de Francisco, saibamos viver o Evangelho de Jesus Cristo e possamos ser instrumento de paz, união, esperança luz no mundo em que vivemos, rezemos ao Senhor.
6. Por aqueles que já foram visitados pela irmã morte e descansam no Senhor, para que, pêlos méritos e preces de São Francisco, sejam conduzidos à glória da ressurreição, rezemos ao Senhor.
PR: Oremos: Senhor Deus, que por meio de Francisco de Assis, pobre e humilde, deste às vossa Igreja uma viva imagem de Cristo, concedei-nos a graça de seguir vosso filho Jesus no Caminho do Evangelho e possamos permanecer sempre unidos a vós na caridade e na alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
8- PREPARRAÇÃO DAS OFERENDAS
9 – ORAÇÃO:
Acolhei com bondade nossas oferendas para que à salvação de todos o que cada um trouxe em vossa honra. Por Cristo, Nosso Senhor.
AS: Amém
10 – ORAÇÃO EUCARÍSTICA
11 – RITO DA COMUNHÃO
12 – DEPOIS DA COMUNHÃO
PR: OREMOS: Ó Deus, por esta Eucaristia que recebemos e pelo exemplo de entrega total, até a morte, de nosso Seráfico Pai São Francisco, sejamos fortalecidos pelo vosso Espírito e por esse alimento para darmos testemunho do seu evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo...
COMENTÁRIO FINAL
É confortadora e edificante a lembrança das pessoas queridas que, após haverem cumprido, com fidelidade, a própria missão neste mundo, partem para a casa do Pai enriquecido de méritos pêlos bens que praticam ao longo da vida. São Francisco, pobre e humilde, aos 44 anos de idade, entra rico nos céus. Ouçamos com veneração, narrativa dos últimos momentos de sua vida.
13 – BENÇÃO FINAL

Benção de São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário