94.
Como Igreja que assume a causa dos pobres, estimulamos a participação dos
indígenas e afroamericanos
na
vida eclesial Vemos com esperança o processo de inculturação discernido à luz
do
magistério.
É prioritário fazer traduções católicas da Bíblia e dos textos litúrgicos nos
idiomas desses
povos.
Necessita-se, igualmente, promover mais as vocações e os ministérios ordenados
procedentes
destas
culturas.
95.
Nosso serviço pastoral à vida plena dos povos indígenas exige que anunciemos a
Jesus Cristo e a
Boa
Nova do Reino de Deus, denunciemos as situações de pecado, as estruturas de
morte, a
violência
e as injustiças internas e externas e fomentemos o diálogo intercultural,
interreligioso e
ecumênico.
Jesus Cristo é a plenitude da revelação para todos os povos e o centro
fundamental de
referência
para discernir os valores e as deficiências de todas as culturas, incluindo as
indígenas. Por
isso,
o maior tesouro que podemos oferecer a eles é que cheguem ao encontro com Jesus
Cristo
ressuscitado,
nosso salvador. Os indígenas que já receberam o Evangelho, como discípulos e
missionários
de Jesus Cristo, são chamados a viver com imensa alegria sua realidade cristã,
a explicar
a
razão de sua fé em meio a suas comunidades e a colaborar ativamente para que
nenhum povo
indígena
da América Latina renegue sua fé cristã, mas ao contrário, sintam que em Cristo
encontram
o
sentido pleno de sua existência.
96.
A história dos afro-americanos tem sido atravessada por uma exclusão social,
econômica, política
e,
sobretudo, racial, onde a identidade étnica é fator de subordinação social.
Atualmente, são
discriminados
na inserção do trabalho, na qualidade e conteúdo da formação escolar, nas
relações
cotidianas
e, além disso, existe um processo de ocultamento sistemático de seus valores,
história,
cultura
e expressões religiosas. Permanece, inclusive, nos imaginários coletivos uma
mentalidade e
23
um
olhar colonial com respeito aos povos originários e afro-americanos. Desse
modo, descolonizar as
mentes,
o conhecimento, recuperar a memória histórica, fortalecer os espaços e
relacionamentos
inter-culturais,
são condições para a afirmação da plena cidadania destes povos.
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