90.
Hoje, os povos indígenas e afros estão ameaçados em sua existência física,
cultural e espiritual;
em
seus modos de vida; em suas identidades; em sua diversidade; em seus
territórios e projetos.
22
Algumas
comunidades indígenas se encontram fora de suas terras porque elas foram
invadidas e
degradadas,
ou não tem terras suficientes para desenvolver suas culturas. Sofrem graves
ataques a
sua
identidade e sobrevivência, pois a globalização econômica e cultural coloca em
perigo sua
própria
existência como povo diferentes. Sua progressiva transformação cultural provoca
o rápido
desaparecimento
de algumas línguas e culturas. A migração, forçada pela pobreza, está influindo
profundamente
na mudança de seus costumes, de relacionamentos e inclusive de religião.
91.
Os indígenas e afro-americanos emergem agora na sociedade e na Igreja. Este é
um “kairós” para
aprofundar
o encontro da Igreja com estes setores humanos que reivindicam o reconhecimento
pleno
de seus direitos individuais e coletivos, serem levados em consideração na
catolicidade com
sua
cosmovisão, seus valores e suas identidades particulares, para viver um novo
Pentecostes
eclesial.
92.
Já em Santo Domingo os pastores reconheciam que “os povos indígenas cultivam
valores
humanos
de grande significado”29; valores que “a Igreja defende... diante da força
dominadora das
estruturas
de pecado manifestas na sociedade moderna”30; “são possuidores de inumeráveis
riquezas
culturais, que estão na base de nossa identidade atual”31; e, a partir da
perspectiva da fé,
“estes
valores e convicções são fruto de ‘sementes do Verbo’, que já estavam presentes
e operavam
em
seus antepassados”32.
93.
Entre eles podemos assinalar: “abertura à ação de Deus pelos frutos da terra, o
caráter sagrado
da
vida humana, a valorização da família, o sentido de solidariedade e a
co-responsabilidade no
trabalho
comum, a importância do cultual, a crença em uma vida ultra terrena”33.
Atualmente, o
povo
tem enriquecido amplamente estes valores através da Evangelização e os tem
desenvolvido em
múltiplas
formas de autêntica religiosidade popular.
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