sábado, 28 de junho de 2014

DOCUMENTO DE APARECIDA CAPITULO 02 EM PARTES



87. Além disso, constatamos o retrocesso das geleiras em todo o mundo: o degelo do Ártico cujo
impacto já está se vendo na flora e fauna desse ecossistema; também o aquecimento global se faz
sentir no estrondoso crepitar dos blocos de gelo ártico que reduzem a cobertura glacial do
continente e que regula o clima do mundo. Profeticamente, há 20 anos, desde a fronteira das
Américas, João Paulo II assinalou: “Desde o Cone Sul do Continente Americano e frente aos ilimitados
espaços da Antártida, lanço um chamado a todos os responsáveis de nosso planeta para proteger e
conservar a natureza criada por Deus: não permitamos que nosso mundo seja uma terra cada vez
mais degradada e degradante”28

2.1.5 Presença dos povos indígenas e afro-americanos na Igreja
88. Os indígenas constituem a população mais antiga do continente. Estão na raiz primeira da
identidade latino-americana e caribenha. Os afro-americanos constituem outra raiz que foi arrancada
da África e trazida para cá como gente escravizada. A terceira raiz é a população pobre que migrou
da Europa a partir do século XVI, em busca de melhores condições de vida e o grande fluxo de
imigrantes de todo o mundo a partir de meados do século XIX. De todos estes grupos e de suas
correspondentes culturas se formou a mestiçagem que é a base social e cultural de nossos povos
latino-americanos, como já o reconheceu a III Conferência Geral do Episcopado Latino-americano
celebrada em Puebla, México.

89. Os indígenas e afro-americanos são, sobretudo, “outros” diferentes que exigem respeito e
reconhecimento. A sociedade tende a menosprezá-los, desconhecendo o porquê de suas diferenças.
Sua situação social está marcada pela exclusão e pela pobreza. A Igreja acompanha os indígenas e

afro-americanos nas lutas por seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário