45.
A ciência e a tecnologia quando colocadas a serviço do mercado, com os valores
da eficácia, da
rentabilidade
e do funcional, criam uma lógica que invade as práticas sociais, as mentes e as
cosmovisões.
A utilização dos meios de comunicação de massa está introduzindo na sociedade
um
sentido
estético, uma visão a respeito da felicidade, uma percepção da realidade e até
uma
linguagem,
que se querem impor como uma autêntica cultura. No entanto, sua
superficialidade
termina
por destruir o que de verdadeiramente humano há nos processos de construção
cultural,
que
nascem do intercâmbio pessoal e coletivo.
46.
Verifica-se, em nível intenso, uma espécie de nova colonização cultural pela
imposição de
culturas
artificiais, desprezando as culturas locais e com tendência a impor uma cultura
homogeneizada
em todos os setores. Esta cultura se caracteriza pela auto-referência do
indivíduo,
que
conduz à indiferença pelo outro, de quem não necessita e por quem não se sente
responsável.
Prefere-se
viver o dia a dia, sem programas a longo prazo nem apegos pessoais, familiares
e
comunitários.
As relações humanas estão sendo consideradas objetos de consumo, conduzindo a
relações
afetivas sem compromisso responsável e definitivo.
47.
Também se verifica uma tendência para a afirmação exasperada de direitos
individuais e
subjetivos.
Esta busca é pragmática e imediatista, sem preocupação com critérios éticos. A
afirmação
dos
direitos individuais e subjetivos, sem um esforço semelhante para garantir os
direitos sociais
culturais
e solidários, resulta em prejuízo da dignidade de todos, especialmente daqueles
que são
mais
pobres e vulneráveis.
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