segunda-feira, 30 de junho de 2014

DOCUMENTO 104 - CONTINUAÇÃO



79. O Deus que caminhou no deserto com o Povo de Israel fez
a sua morada entre nós (cf. Jo 1,14). Mostrou- se solidário
conosco, fez- se um de nós; nasceu em Belém, a “casa do
pão”; peregrinou pelas estradas da Galileia e da Judeia;
providenciou a palavra e o alimento para os cansados e
abatidos. A Igreja, morada de Deus, casa do pão, precisa,
como seu Senhor, acolher os peregrinos, oferecer pão aos
que têm fome, dizer uma palavra signifi cativa para os que
estão em busca de um sentido para a vida.

80. A comunidade cristã vive da Eucaristia: “A fé da Igreja é
essencialmente fé eucarística e alimenta- se, de modo particular,
à mesa da Eucaristia. A fé e os sacramentos são dois
aspectos complementares da vida eclesial”.37 Igualmente
o é a Eucaristia que une a comunidade pelo Espírito Santo,
em Cristo, para chegar ao Pai: “É signifi cativo o modo
como a Oração Eucarística II, ao invocar o Paráclito, formula
a prece pela unidade da Igreja: “[...] participando no
corpo e sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito
Santo, num só corpo”.38

c) Casa da caridade (ágape)

81. Na Palavra e na Eucaristia, o cristão, nova criatura pelo
Batismo, vive numa nova dimensão na relação com Deus
e com o próximo: a dimensão do amor como ágape. Jesus
disse: “Já não vos chamo servos [...]. Eu vos chamo amigos”
(Jo 15,15). A amizade é o paradigma de todo relacionamento
de Jesus com os discípulos39 e de Deus com a
humanidade. Diante do pecado da humanidade, Deus não
se torna seu inimigo, mas, pela encarnação de Jesus Cristo,
37 SC, n. 6.
38 SC, n. 15.
39 DCE, n. 3.
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Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia
se revela como o Deus conosco que, em Jesus, se faz amigo
e irmão. A Igreja é a comunidade santa (cf. 1Pd 2,9;
Ef 1,18) porque nela se vive o amor. Deus oferece- nos,
em seu Filho Jesus, a graça de sermos fi lhos e fi lhas adotivos,
vocacionados, portanto, à santidade que é a vida de
união com Deus e a partir daí com os irmãos e as irmãs,
e toda a Criação.

82. Biblicamente, o vocábulo amizade se refere ao amor. O
próprio Senhor disse que “ninguém tem maior amor do
que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). A
amizade torna- se, então, expressão do ágape, o centro da
charitas cristã. Essa amizade se traduz em compaixão pelos
que sofrem; assim, nasce a missão: o Deus amigo convoca
a humanidade para derrubar as barreiras que impedem a
fraternidade evangélica.

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