terça-feira, 13 de maio de 2014

Evangelii Gaudium

3. A partir do coração do Evangelho


34. Se pretendemos colocar tudo em chave missionária, isso aplica-se também à maneira de
comunicar a mensagem. No mundo actual, com a velocidade das comunicações e a selecção
interessada dos conteúdos feita pelos mass-media, a mensagem que anunciamos corre mais do
que nunca o risco de aparecer mutilada e reduzida a alguns dos seus aspectos secundários. Consequentemente,
algumas questões que fazem parte da doutrina moral da Igreja ficam fora do
contexto que lhes dá sentido. O problema maior ocorre quando a mensagem que anunciamos
parece então identificada com tais aspectos secundários, que, apesar de serem relevantes, por si
10
sozinhos não manifestam o coração da mensagem de Jesus Cristo. Portanto, convém ser realistas
e não dar por suposto que os nossos interlocutores conhecem o horizonte completo daquilo que
dizemos ou que eles podem relacionar o nosso discurso com o núcleo essencial do Evangelho que
lhe confere sentido, beleza e fascínio.
35. Uma pastoral em chave missionária não está obsessionada pela transmissão desarticulada
de uma imensidade de doutrinas que se tentam impor à força de insistir. Quando se assume um
objectivo pastoral e um estilo missionário, que chegue realmente a todos sem excepções nem exclusões,
o anúncio concentra-se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente
e, ao mesmo tempo, mais necessário. A proposta acaba simplificada, sem com isso perder profundidade
e verdade, e assim se torna mais convincente e radiosa.
36. Todas as verdades reveladas procedem da mesma fonte divina e são acreditadas com a mesma
fé, mas algumas delas são mais importantes por exprimir mais directamente o coração do
Evangelho. Neste núcleo fundamental, o que sobressai é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado
em Jesus Cristo morto e ressuscitado. Neste sentido, o Concílio Vaticano II afirmou que
“existe uma ordem ou “hierarquia” das verdades da doutrina católica, já que o nexo delas com o
fundamento da fé cristã é diferente». Isto é válido tanto para os dogmas da fé como para o conjunto
dos ensinamentos da Igreja, incluindo a doutrina moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário