sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

"TUDO O QUE CHEGA, CHEGA POR ALGUMA RAZÃO"

                                             

                                                    

“Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão” (Fernando Pessoa). E essa deve ser a mais dura e cruel duvida. Perguntamos por que chegou e porque se foi; quais as razões de ter vindo e as razões para ir embora; e se chegou por que ir se poderia ficar mais tempo? Isso acontece em todos os momentos da vida de uma pessoa. Quando nascemos e quando morremos; quando nos apaixonamos e quando a paixão termina; quando se junta e quando se dispersa. A vida é cercada de partidas e despedidas e elas acontecem todos os dias e pode estar acontecendo agora na sua vida. O verão chega e vai e logo vem o outono para poder vir o inverno. São ciclos necessários da natureza. Jesus morreu para conhecermos a ressurreição que é uma nova vida (plena), o maior exemplo de partida e uma nova chegada cercada de novos sentidos e valores para a humanidade;  Assim é também a vida do João que parte para longe para poder dar uma vida melhor para a família o que não é necessariamente uma partida mas uma esperança de uma existência melhor para sua família.
Nós, freis, Alberto e Mauricio estaremos indo embora de Dracena seguindo a meu ver o mesmo ritmo dos exemplos que dei acima. Um dia chegamos por alguma razão e estaremos indo embora também por alguma razão. Acho que quem da  razão do tempo que passamos aqui em Dracena como freis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida são as pessoas que passaram por nossas vidas, nas missas, nas reuniões, formações, no atendimento pastoral, nas visitas aos doentes, nas bênçãos, nos sacramentos sobretudo no sacramento da reconciliação e em mais uma centena de momentos. São as crianças, jovens e os mais velhos que sempre receberam a atenção desejada e o nosso carinho. São as pastorais, movimentos e grupos que se reuniram para dinamizar a nossa Igreja.
Aconteceram muitos acertos e quando acertamos todo mundo acerta junto, afinal formamos uma comunidade, mas não posso ser ingênuo e esquecer que também tivemos  muitos erros, mas como dizem , errar é humano. Porém não posso  deixar de olhar para os que erram e agradecer á Deus por nos dar a oportunidade de perdoá-los e não somente eles mas os  que nos julgam e nos analisam pelos erros cometidos.  Dizem que William Shakespeare disse um dia: “não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso”. E se não serve o Shakespeare basta para nós Jesus Cristo que no alto da cruz pediu para o Pai perdoar aqueles que o crucificaram.


A razão de termos vindo aqui foi Jesus Cristo e a razão de estarmos partindo também é Jesus Cristo e a missão que recebemos como frades menores capuchinhos. Chegadas e partidas fazem parte da nossa vida de frades, mas não se iludam, sentimos as mesmas dores dos amigos que deixamos, porque temos compaixão, a mesma paixão, os mesmos sentimentos, as mesmas buscas, as mesmas dúvidas, e as mesmas perguntas.


FREI MAURICIO


FREI ALBERTO


MUITÍSSIMO OBRIGADO  !
Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário