segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2013

E A PALAVRA QUE ERA DEUS E LUZ SE FEZ HOMEM
Imagem Google
ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

 EVANGELHO – Prólogo de São João – João 1,1-18

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. Ela estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a reconheceu. Ela veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram. A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: são os que creem no seu nome. Estes foram gerados não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que recebe do seu Pai como filho único, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele e proclama: “Foi dele que eu disse: ‘Aquele que vem depois de mim passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia’”. De sua plenitude todos nós recebemos, graça por graça. Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer.

COMENTÁRIO

**A força da Palavra  

Ano novo,  vida nova, Palavra de Deus antiga e atuante na história da salvação.
Não saberia dizer quantas vezes ouvi hoje desejos de Feliz Ano Novo e quantas vezes eu desejei a mesma coisa para o amigo (a). Fim de ano é assim mesmo e me lembro que desde criança já era assim, todo mundo com muita esperança, muita expectativa, muitos desejos e muita festa. Acho que devemos comemorar mesmo, com todo o cuidado, sem abusos, afinal, esse período é cheio de incidentes por causa da bebida. Vamos fazer o seguinte: Não vamos comemorar o ano novo bebendo mas rezando, indo à missa da noite e juntamente com a comunidade reunida ouvir a Palavra de Deus de hoje que é nada mais nada menos do que o prólogo do Evangelho de João. Diga-se de passagem um evangelho não muito fácil, mas ele fala da força da Palavra de Deus que agia desde os primórdios, antes mesmo de tudo ser criado:

“Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe.”


**A Palavra era Deus

 ”Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens”

A Palavra é a expressão de Deus, que tudo cria tudo faz e nada sem ela acontece.  E tudo o que aconteceu este ano deve ser visto como uma dádiva dessa palavra, o próprio Deus agindo em mim, em você, em todos nós. Fazendo acontecer a vida nas mais difíceis situações da existência humana porque a Palavra tem a força e gera uma grande luz para iluminar a todos os que estão vivendo nas trevas da vida, na escuridão, não podendo ver e sendo impedido de enxergar.

**A Palavra era a Luz

E essa luz é Jesus que já existia, e tudo foi feito para Ele, preparado para Ele, para ser testemunhado por João que queria fazer todo mundo conhecer essa luz, queria testemunhar a beleza dessa claridade.  Acreditar em João seria a chance esperada por toda a humanidade, de acreditar que tudo é possível por meio da Palavra. A Palavra não é magia mas a concretização do sonho de um povo que vivia nas trevas e as trevas vão fazer de tudo para apagar esse fogo, mas não vai conseguir porque ela tem a força da vida que renasce depois da morte.

**A Palavra não foi aceita mas continuou insistente

Continuou convidando, em primeiro lugar para os seus, o povo de Deus, mas não era entendida, ninguém queria ouvir e nem ver porque a cegueira era grande e talvez a desilusão era maior. Um povo que sofreu tanto, talvez tivesse perdido a esperança, mas vimos ontem que Ana viu a esperança em seus braços. Era preciso ver, acreditar e aderir, mas muitos não fizeram, pois achavam que a Lei estava acima dela, a Lei era a melhor experiência e com isso não aceitaram ser filhos de Deus.

**Acreditar na Palavra é acreditar no Cristo e se tornar Filho

Quem viu e acreditou, pode sentir de perto a luz, o amor, e sentir como esse Deus é fiel, afinal as promessas sem cumpriram e:

“ E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós”

É o convite de João para apostar na felicidade, acolher a bondade, o próprio Deus. É a condição para não mais esperar, mas contemplar, não mais tropeçar, mas andar retamente, não se contentar com meia vida mas sentir uma vida toda, repleta de bondade de Deus. Jesus é a manifestação de Deus que existia já antes da Palavra e veio mostrar quem nos criou e mostrar também qual é a procedência da humanidade, ou seja, do mesmo Pai que o enviou.

**Celebrar um Novo Ano é

- querer ouvir a Palavra
- querer ver a luz
- querer ser envolvido por essa luz
- acolher a Palavra porque ela é Jesus
- deixar-se conduzir pela Palavra
- tornar-se filho de Deus aceitando o FILHO de DEUS

ORAÇÃO FINAL

Senhor, obrigado por vir habitar no meio de nós iluminando-nos com a sua Palavra, ensinando-nos quem é através de Jesus, e manifestado para todos nós a grande vitalidade da sua Palavra. Hoje não quero dizer Obrigado Senhor, mas  OBRIGADO PALAVRA !

Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário