terça-feira, 24 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 24 À NOITE ( MISSA DA NOITE)


FELIZ NATAL !

EVANGELHO DE  LUCAS 2,1-14

**Hoje celebramos  o nascimento do Salvador .  Eu poderia ir buscar algum comentário de um biblista  famoso para nos ajudar na reflexão, mas o evangelho de hoje é uma catequese que era ensinada para mostrar que o Reino de Deus esta sendo gerado e mostra o seu principal sinal, o MENINO JESUS, um sinal presente em todos os  presépios que vemos em todo o mundo.  Tudo no presépio é bonito, mas nada tão significativo, pois a pessoa central traz consigo muitas noticias para a humanidade.  

**Cada um vai celebrar no seu espaço, até mesmo os pastores e os reis magos.   Daqui a algumas horas estaremos celebrando na comunidade. Não iremos celebrar apenas um anuncio, mas a maior ação de Deus em favor da humanidade, ou seja, Ele mesmo resolveu vir até nós e assumir as nossas qualidades. Acho que nesta noite não vai ter muito lugar para uma exegese e acho até que nem uma hermenêutica, mas sim para a contemplação.

**Estaremos confortados . Estou aqui  com sentado numa “confortável” cadeira de altar e você num confortável banco da Igreja, com uma temperatura amena, melhor do que antes, tomado banho, com perfume,  mas Ele, o menino Jesus  não está  nada confortável  deitado numa manjedoura, ali mesmo no presépio que a comunidade carinhosamente montou este ano, e temos o primeiro  ponto dessa catequese de hoje que é a simplicidade do salvador. Ele poderia estar deitado num berço de ouro pelo que Ele significa, mas a realidade foi outro e o vemos numa  manjedoura, lugar de dar de comer aos animais. A simplicidade de Deus é esse primeiro ponto da catequese desta noite

**Deus não escolhe um lugar mas um povo.  Vimos que não havia lugar para eles em hotéis e nem em pousadas e por isso mesmo foram até um lugar simples, no meio do mato,  para que o fato mais importante da noite acontecesse. Deus não estava preocupado com um lugar, mas com a vida do povo e por isso vai se manifestar numa gruta, um curral ou outra coisa. O evangelho fala que Maria e José não tiveram  muita escolha e o lugar onde nasceu foi com certeza o melhor, aquele que estava disponível e que deixaram eles usarem, com certeza. Aqui esta mais um ponto dessa catequese: Deus não se esquece do seu povo e por isso podemos acreditar nele sem medo; ele não nos abandona mesmo em noites traiçoeiras como diz aquela musica, mesmo nas situações mais extremas da nossa vida. Deus ali está. E essa presença de Deus na nossa vida é o segundo ponto da catequese de hoje.

**Também não havia parentes por perto.  Maria e José não tinham um médico à sua espera e nem parentes ao seu lado para “dar aquela força” como falamos  hoje em dia. Também não tinham uma maquina fotográfica para registrar o acontecimento, mas tinham a memória congelada de uma vida dura, mas cheia de esperança de que aquele dia chegaria. É mais um ponto da cateque3se do evangelho de hoje, pois quem esta com Deus nunca vai se sentir desamparado ou esquecido. As pessoas podem nos esquecer, nos olhar estranhamente, nos deixar de lado, não nos socorrer quando mais precisamos delas, mas vamos acreditar nesse Deus que esta sempre presente. Tenho certeza de que Lucas falou isso para a sua comunidade.

**Essa noite foi anunciada por uma estrela, mas alimentada pelo profeta.  O anuncio da chegada do filho de Deus foi anunciado por uma estrela que não se cansava de iluminar a noite mostrando o caminho para os reis magos e iluminando a vida difícil dos pastores. Não era um fato novo, mas uma esperança “velha”, alimentada de geração em geração pelo profeta para que a esperança voltasse e a escravidão desse lugar à liberdade, e a escuridão fosse definitivamente iluminada. Essa estrela que não se cansava pode ser vista como mais um pouquinho da  catequese : Lucas quer ensinar que Jesus  é a Luz que vem iluminar as trevas do nosso coração, da nossa vida, na vida difícil que muitas vezes vivemos. Ninguem vai mais andar nas trevas e nem vai ser enganado pelas mentiras contadas. A luz vai iluminar não só o coração mas a rezão das pessoas


**Os Pastores foram as testemunhas .  Os Pastores foram as primeiras testemunhas da nova história e no presépio quase nem aparecem, mas é um ensinamento catequético dos mais importantes: Deus se manifesta aos simples em primeiro lugar porque sabia que eles iriam com fé levar adiante a noticia da chegada do Reino e que a Salvação veio para todos os que acreditam  Nasceu e era essa a grande manchete que ecoava nos corações de José e Maria. O Deus conosco Emanuel veio para nos salvar e á todos, aqueles que se acham indignos ou aqueles que se acham preparados.

**E por fim, os Reis Magos . Quer queiramos ou não, é o sinal de reconhecimento da grandiosidade de Deus, o Senhor dos Senhores que merece ouro, incenso e mirra. Ele é o Senhor, o Rei, muito maior dos que os reis do mundo, e maior do que os reizinhos do nosso mundo que querem reinar á custa da desgraça dos outros. Me desculpem os arrogantes e prepotentes,, mas esse ultimo ensinamento catequético de Lucas me ensina que não devo me    curvar minha cabeça para  Ele porque enquanto vocês querem a nossa vida, Ele  quer o nosso coração.



ORAÇÃO FINAL


E nesta noite feliz quero fazer uma oração de agradecimento: Senhor Meu Deus, obrigado por se fazer um de nós e nascer de forma tão simples.; Obrigado por fazer valer as promessas feitas aos profetas; Obrigado por ter dado uma mãe tão generosa para seu filho crescer e levar adiante o seu projeto; Concedei a cada um de nós a sua luz reveladora do seu grande amor. Daí á todos um Feliz e Santo natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário