terça-feira, 5 de maio de 2015

EVANGELHO DO DIA 05 DE MAIO DE 2015

EVANGELHO DE JOÃO 14,27-31a

Evangelho (Jo 14,27-31a): «Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou».

COMENTÁRIO RETIRADO DO PROJETO EVANGELHO DO DIA - FREI ALBERTO - TODOS OS DIAS VIA Whatsapp

Estamos vendo um evangelho pré paixão, ou seja, Jesus fala da paz. Quem não quer a paz ? Todos os dias vemos guerras, mortes, revoluções e cada momento ficamos irrequietos porque isso tudo nos tira a paz. 
A paz de que fala Jesus não é a paz do mundo.Geralmente essa paz tem um significado ideológico e alguém está levando vantagens, e muitás vezes se conquista com a guerra. A paz de Jesus é a realização plena do ser humano. Veja que interessante : enquanto se aproxima a sua morte Jesus ainda encontra espaço para falar da paz, bem diferente do que vemos hoje em dia.
Falar de paz virou moda, buscá-la virou desafio e conquistá-la virou sinônimo de luta interior para fazer valer o direito das pessoas e a liberdade tão sonhada por todos.
Enquanto houver diferenças sociais, não se chega à paz. Enquanto não reconhecermos que o outro também tem suas razões é improvisável falar de paz e enquanto vivermos como mero expectadores no mundo , só iremos assistir o embate entre a violência e a paz e o mundo provavelmente vai ficar do mesmo jeito.

Frei Alberto para o Evangelho do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário